Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

CESEEP e As religiões no mundo

Edcarlos Bispo de Santana 13 de julho de 2017 0
CESEEP e As religiões no mundo

Por Lizandra Carpes

FotocomBeozzoO curso de Diálogo Inter religioso do Ceseep de 2017 ofereceu no dia 11 um encontro sobre o “Panorama geral das religiões e de sua evolução recente”. Para dar início aos trabalhos, o assessor do tema Padre José Oscar Beozzo, pediu ao grupo para que cada um se apresentasse e em seguida relatasse o que é religião. Ele explica que algumas sociedades separam o domínio da vida do campo religioso, outras dão um lugar mais evidente. “O lugar da religião muda muito de acordo com a sociedade”, completa Beozzo.

Muitas são as características que entram no conceito de religião, entre elas a reprodução da vida, o cuidado com a casa (assegurando a vida material e biológica), quem lidera e tem a capacidade de decidir e a educação. “O ser humano só é humano se é educado na humanidade”, explica.

De acordo com Beozzo religião não basta viver é preciso dar um sentido, uma comunidade de sentidos. Os fundamentos, a doutrina que designa o criador/transcendente, a energia que organiza este corpo de respostas cabem na definição de religião. O que ajuda a dizer o que é certo ou errado, bom ou ruim são aspectos do caminho ético. “Toda religião tem uma ética, como eu me comporto pra ser fiel a Deus”, enfatiza.

Beozzo ressalta que o sagrado é poderoso, forças que não somos donos, reflete o medo que as pessoas têm do desconhecido. Uma das participantes do curso, Sonia Nunes, de Diadema/SP, iniciada no Candomblé, relatou o quanto é importante identificar estes aspectos da religião para assim entender como se situa e ser organiza dentro da sociedade.

Como processo metodológico do encontro Beozzo realizou trabalhos em grupos que se debruçaram sobre textos referentes ao Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo e o Budismo. Em seguida cada grupo fez a apresentação e o debate acerca de cada uma delas. “Foi um processo de exposição esclarecedor que serviu para saber o que está acontecendo hoje no mundo, além de ser muito importante o trabalho em grupo”, diz Raquel Aparecida Augusto, do Movimento Negro de São Paulo.

Para ilustrar os trabalhos do dia, Padre Beozzo utilizou mapas e tabelas de distribuição da população cristã pelos continentes, distribuição da população mundial entre as diferentes religiões, cristãos pelos continentes segundo a sua filiação e evolução da pertença aos diferentes ramos do cristianismo entre os anos de 1900/2000. Para Miguelina Martinha de Sampaio, do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi/MT) foi muito importante esta visão geral e profunda em conhecimento e vivência passada por padre Beozzo.

 

Deixe um comentário »